O Valor De Ensinar As Crianças A Dizer “Obrigado”, “Por Favor” E “Bom Dia”

Transmitir às crianças a importância de agradecer, de pedir “por favor” ou de dizer “bom dia” ou “boa tarde” vai muito além de um simples gesto de educação.
Estamos investindo em emoções, em valores sociais, e acima de tudo, em reciprocidade.
Para criar uma sociedade baseada no respeito mútuo, onde o civismo e a consideração façam a diferença, é preciso investir nesses pequenos hábitos sociaisaos quais às vezes não damos a devida importância.
Porque a convivência se baseia, no fim das contas, na harmonia, nessas interações de qualidade baseadas na tolerância onde todas as crianças deveriam ser iniciadas logo cedo.
Sou da geração da gratidão, do por favor e do bom dia, da mesma que não duvida em dizer “sinto muito” quando é necessário. Qualidades, todas estas, que não hesito em transmitir aos meus filhos, porque educar com respeito é educar com amor.
Por um lado a mente racional é a nossa compreensão, entendimento, consciência sobre as coisas, é no fundo aquilo que nos permite pensar, ponderar e refletir sobre o mundo, sobre as relações … sobre tudo.
Por outro lado existe um sistema de conhecimento mais impulsivo e poderoso – a mente emocional. Esta é muitas vezes “uma resposta rápida mas trapalhona”, pois é muito mais veloz do que a mente racional, entrando em ação sem “pensar” no que vai fazer.
Fonte: Fãs da Psicanálise




Comentários

Postagens mais visitadas