Nossa Proposta


A proposta pedagógica da Letra Viva está fundamentada nas concepções construtivista/interacionista do desenvolvimento e contempla a pedagogia de projetos.
Os projetos permitem um trabalho de forma interdisciplinar, abragendo todas as áreas do conhecimento e preserva as relações entre elas.
O planejamento contempla todos os envolvidos no processo. O papel do professor é de mediar e também de acrescentar algo mais do que é dado inicialmente, como forma de enriquecer o trabalho e suscitar decisões.
A proposta pedagógica contempla ainda aula de Canto, Bandinha-Rítmica,  Recreação e de Psicomotricidade no Meio Líquido .
Os projetos são conjuntos de atividades que trabalham com conhecimentos específicos construídos a partir de um dos eixos de trabalho que se organizam ao redor de um problema para resolver, ou um produto final que se quer obter. Sua duração pode variar conforme o objetivo, o desenrolar de várias etapas, o desejo e o interesse das crianças pelo assunto tratado. Comportam uma grande dose de imprevisibilidade, podendo ser alterado sempre que necessário, tendo inclusive modificações no produto final. Alguns projetos podem durar um ano inteiro, ao passo que outros podem ter uma duração pequena por partir sempre de questões que necessitam ser respondidas, possibilitando um contato com as práticas sociais reais. Dependem, em grande parte dos interesses das crianças, precisam ser significativas, representar uma questão comum para elas, partindo de uma indagação da realidade. É importante salientar que os desafios apresentados sejam possíveis de serem  enfrentados pelo grupo de crianças.
A realização de um projeto depende de várias etapas que devem ser planejadas e negociadas com as crianças para que elas possam se engajar e acompanhar o percurso até o produto final. O que se deseja alcançar deve justificar as etapas da elaboração:
·         O levantamento dos conhecimentos prévios das crianças sobre o assunto em pauta deve se constituir no primeiro passo.
·         A socialização das idéias apresentadas palas crianças e o levantamento do que desejam saber, as dúvidas que possuem pode se constituir em outra etapa.
·         Onde procurar informações pode ser uma decisão compartilhada com as crianças, famílias e demais funcionários da escola.
·         O registro dos conhecimentos que vão sendo construídos pelas crianças deve permear todo o trabalho podendo incluir relatos escritos, fitas gravadas, fotos, produção das crianças, desenhos etc.

Postagens mais visitadas