Organização das atividades
As atividades pedagógicas são organizadas de
modo a seguir uma rotina que vai desde a chegada das crianças na Creche até o
momento de saída, quando seus pais/responsáveis retornam de sua jornada diária
de trabalho.
O cotidiano Letra Viva” é composto de
atividades que envolvem:
Recepção e saída das crianças;
Cuidado de higiene e repouso;
Alimentação balanceada e adequada às
diferentes faixas etárias e às necessidades da clientela;
Atividades de recreação livre nas salas e
no espaço externo;
Atividades educativas dirigidas e
parcialmente dirigidas, tanto nos espaços internos como externos utilizando
materiais e locais apropriados para tal fim.
Assim, toda e qualquer
atividade vivenciada na Creche tem sua importância para a criança. Do ponto de
vista didático destacamos:
a)
Brinquedos e
brincadeiras
Tem como objetivo desenvolver as
habilidades de forma lúdica e prazerosa. É o aprender brincando, usando o
objeto, a arte, a música com o intuito de expressão e de socialização.
b) Atividades Livres
É o momento de permitir e possibilitar
que a criança manifeste seu simbolismo, seu imaginário, entrando no seu mundo
do faz de conta, de descobertas e imitações. É o momento de interação direta
com os outros colegas de diferentes idades, e de descobrirem afinidades e
diferenças promovendo assim seu aprendizado individual e social.
c) Hora do Conto
Este momento é propício para despertar nas
crianças o gosto pela leitura, o prazer de folhear um livro e admirar as
figuras que nele contém. Ouvir uma narração, incentivando assim o uso da
linguagem e a imaginação das crianças para as lendas e histórias infantis,
trazendo fascínio e deixando fluir seu imaginário e o simbólico.
d) Passeios e trabalhos de pesquisa
Ao planejar as atividades que serão
vivenciadas pelas crianças, pensamos em tudo que possa ser prazeroso e ao mesmo
tempo educativo e enriquecedor. O passeio faz parte destas atividades como
complemento ou culminância de um determinado projeto, como por exemplo, na
semana da criança que se programa passeio em um parque infantil externo, ou
quando se estuda animais que se programa uma visita ao zoológico.