Dia do Professor


Não sabemos dizer se a profissão de professor é a mais antiga do mundo, mas a verdade é que, desde que o mundo é mundo e o homem se viu como humano, ensinar e aprender é a base da vida.

O verdadeiro professor não é um "guru". Ele não inventa teorias. Ele não cria hipóteses. Ele estuda e ensina. Ele aprende e transmite. Ele sente um enorme prazer em fazer com que seus alunos se desenvolvam, cresçam, sejam felizes e tenham muito sucesso. O verdadeiro professor é um incansável ingênuo, um irremediável sonhador. A sua busca incessante pelo conhecimento e seu desejo de questionar, cismar, aprender e ensinar o faz sentir prazer onde outros só vêem tédio - uma boa livraria, um sebo, uma biblioteca..

A informação é seu saboroso alimento, em qualquer lugar do mundo. Este é o verdadeiro professor. Aquele que optou pela profissão sabendo que nunca ficará muito rico de coisas materiais e por mais que tenha conhecimento, sempre se achará pobre no saber, querendo sempre aprender mais, para ensinar mais e ver o sucesso de seus alunos. Esse é seu orgulho. "Não há orgulho maior do que ouvir de um ex-aluno que fui importante em sua vida", disse-me um velho professor. Grandes homens sabem que devem seu sucesso a humildes professores que lhes ensinaram a escrever e despertar a vontade de aprender.

O legado de um professor não são indústrias, contas recheadas, terras ou imóveis.. Seu legado a traça não pode comer.. Seu legado ultrapassa os séculos.

O sonho de ser um professor é ter seu nome lembrado por suas ideias e ensinamentos muito depois de ter deixado de viver. Sócrates não deixou nada escrito, só ensinou. Graças a Platão, seu aluno dedicado, ficou conhecido e até hoje estudado. 

Este é o maior sonho de um verdadeiro mestre - ser eternamente lembrado por seu talento!

(Autor Desconhecido)

Comentários

Postagens mais visitadas