Crianças e a Copa do Mundo: cuidados! #letravivanacopa

Copa do Mundo da FIFA é um dos maiores eventos do planeta. Mas a disputa entre as melhores seleções nacionais de futebol, que mobiliza milhões de pessoas em todo o mundo, deve alterar também a rotina de milhões de estudantes no Brasil, em razão da antecipação do recesso escolar. Com todos os olhos voltados para as arenas e jogadores, quem vigiará as crianças e adolescentes de férias, a mercê de oportunistas e predadores sexuais



Além disso, muitas escolas, especialmente aquelas que estão em cidades-sede, terão o período de férias antecipado a fim de coincidir com a época da competição, deixando meninos e meninas distantes da tutela de professores e educadores. Os diretores desses estabelecimentos seguem as orientações determinadas pela Lei 12.663 de 5 de junho de 2012, conhecida como Lei Geral da Copa.

A segurança dos filhos é prioridade para qualquer pai. Às vésperas da Copa do Mundo no Brasil, essa preocupação precisa ser redobrada. As estatísticas não deixam dúvidas de que a realização de grandes eventos esportivos contribuem para o aumento da exploração sexual de crianças e adolescentes. Isso acontece porque o maior contingente de turistas estimula o aumento da oferta de prostitutas por redes criminosas. No Brasil, a expectativa é receber mais de 600 mil torcedores estrangeiros. Outros 3 milhões serão brasileiros que viajarão de uma cidade a outra. A maioria será do sexo masculino e viajará sem companhia ou em grupo. "O perfil desses torcedores certamente fará com que as redes de exploração sexual atuem mais fortemente, principalmente nas cidades onde os jogos serão realizados", diz Márcio Caetano Setubal, gerente de marketing do Conselho Nacional do Sesi, coordenador da campanha "Não Desvie o Olhar".


Quais ações e projetos previstos em Mato Grosso?
No estado, a secretaria de Segurança Pública firmou um termo de cooperação técnica com a Superintendência Regional de Emprego e Trabalho para melhorar o enfrentamento às piores formas de trabalho infantil, que inclui a exploração sexual.



Fonte: Educar para crescer

Comentários

Postagens mais visitadas