Estrutura e apoio do trabalho na educação infantil

Essa estrutura se apóia em uma organização:

Por idades – crianças de três anos de idade e crianças de 4 a 6 anos de idade – e se concretiza em dois âmbitos de experiência - Formação Pessoal e Social e Conhecimento de Mundo – que são constituídos pelos seguintes eixos de trabalho: Identidade e autonomia, Movimento, Artes Visuais, Música, Linguagem oral e escrita, Natureza e sociedade, e Matemática.
Segundo o Referencial Curricular Nacional o âmbito de Formação Pessoal e Social refere-se às experiências que favorecem, prioritariamente, a construção do sujeito. Está organizado de forma a explicitar as complexas questões que envolvem o desenvolvimento de capacidade de natureza global e afetiva das crianças, seus esquemas simbólicos de interação com os outros e com o meio, assim como a relação consigo mesmas. O trabalho com este âmbito pretende oferecer condições para que as crianças aprendam a conviver , a ser e a estar com os outros e consigo mesmas em uma atitude básica de aceitação, de respeito e de confiança. Esse âmbito abarca um eixo de trabalho denominado Identidade e autonomia.
O âmbito de Conhecimento de Mundo refere-se à construção das diferentes linguagens pelas crianças e às relações que estabelecem com os objetos do conhecimento. Esse âmbito traz uma ênfase na relação das crianças com alguns aspectos da cultura. A cultura entendida de uma forma ampla e plural, como o conjunto de códigos e produções simbólicas, científicas e sociais da humanidade construído ao longo das histórias dos diversos grupos, englobando múltiplos aspectos e em constante reelaboração e ressignificação. Esta ideia de cultura transcende mas engloba os interesses momentâneos, as tradições específicas e as convenções de grupos sociais particulares. O domínio progressivo das diferentes linguagens que favorecem a expressão e comunicação de sentimentos, emoções e ideias das crianças, propiciam a interação com os outros e facilitam a mediação com a cultura e com os conhecimentos construídos. Incide sobre aspectos essenciais do desenvolvimento e da aprendizagem e engloba instrumentos fundamentais para as crianças continuarem a aprender ao longo da vida.

Comentários

Postagens mais visitadas