Atividades desenvolvidas

A escola não é uma família. No entanto, é familiar, afetuosa, dedica cuidados, tem suas próprias leis, sua rotina, sua organização, suas escolhas, seus objetivos, visando o bem estar das crianças, de modo que se sintam seguras e orientadas no período em que convivem com outras crianças e com os adultos que, coletivamente, somam esforços para atendê-la da melhor maneira possível. Para isso a Educação Infantil no Escola Letra Viva contempla ainda as seguintes atividades:
Alternativas
São as atividades que podemos propor em função do interesse das crianças por algum fato, objeto ou acontecimento. Geralmente são oferecidas ao grupo coletivamente e podem se realizar na sala de aula, em outros espaços da instituição ou mesmo fora dela.
Exemplos:
- Passeios ou visitas pela comunidade, casas de colegas, locais de lazer e de cultura da comunidade, praças, teatro, cinema, exposições.
Festas comemorativas e tradicionais da comunidade.
- Visitas de pessoas e profissionais da comunidade para contarem histórias de vida e trabalho.
- Montagem de teatros e apresentações de músicas e poesias.
De livre escolha
São atividades que podemos oferecer para que os pequenos escolham o que desejam fazer ou dêem oportunidade à realização de trabalhos mais individualizados.
Exemplos:
- Brincadeiras individuais ou em grupo, usando os diferentes cantos da sala: dos jogos, da biblioteca, museu, fantasia, da casa de bonecas, da pintura e desenho.
- Montagem de jogos com sucatas, tacos de madeira, de quebra-cabeças.
- Brincadeiras no pátio, com pneus, arcos, cordas, balanços, escorregador, gangorra. Brincadeiras com terra, água., folhas.
Coletivas:
- Estas atividades são dirigidas pelo adulto e propostas para todo o grupo. Buscam trabalhar a atenção, a concentração e a possibilidade de a criança interagir com todo o grupo. Podem ser realizadas em espaços mais amplos, como pátio ou áreas cobertas.
Alguns exemplos:
- Jogos sensoriais (visão, tato. Audição, olfato) como: Saco de surpresa, Quem falou?, O que está faltando na sala?
- Jogos motores: atividades que exercitam os movimentos de saltar, correr, caminhar sobre obstáculos, linhas curvas, linhas retas, entrar e sair de caixas, caminhar sobre trilhas.
- Brincadeiras e rodas cantadas como: Ovo podre, Viuvinha, Canoa, Virou, Ciranda, cirandinha, Atirei o pau no gato.
- Audição de histórias: com auxílio de fantoches, gravuras de livros.
- Conversas na roda para contar fatos do cotidiano, para observar materiais trazidos e comentar sobre os mesmos, para combinar passeios, trabalhos e atividades que serão desenvolvidas, para fazer combinações sobre uso de materiais, convívio na sala com os companheiros.
Físicas:
Estas atividades são realizadas cotidianamente e buscam progressivamente tornar a criança menos dependente do adulto. Tem por objetivo realizar cuidados básicos que ela necessita para crescer, buscando a construção da autonomia, bem como aprendizagens significativas. São atividades que se caracterizam pelo cuidado, mas que também têm um caráter educativo, como sentar à mesa com colegas e professora para os lanches, repartir o que têm para comer, esperar a vez para ser servido, limpar seu lugar de trabalho e alimentação, ir ao banheiro sem auxílio do adulto, realizar sua higiene com independência.
Alguns exemplos:
- Na alimentação: progressivamente tornar a criança mais autônoma, trocar a mamadeira pelo copo, comer com sua mão, mastigar alimentos mais sólidos, participar da higiene e organização do ambiente, escolher e servir-se do lanche.
- Na higiene: oportunizar às crianças lavar mãos sozinhas, escovar os dentes, vestir-se e despir-se, usar o banheiro de modo cada vez mais autônomo, guardar pertences e materiais individuais.

Comentários

Postagens mais visitadas