Ambiente do berçário


Bebês não têm autonomia e precisam de cuidados constantes, certo? Errado.
Essa visão de que a criança de 0 a 2 anos é um ser passivo, ainda não preparado para a aprendizagem, é coisa do passado. Para nós da LETRA VIVA o cuidar e o educar são indissociáveis. O cuidado físico está inserido em um contexto. E o berçário tem que cumprir também o papel educacional.
Ou seja, não basta trocar, dar banho e colocar para dormir. A educadora do berçário (sim, educadora, deve ser preparada para lidar com crianças da faixa etária, promovendo as chamadas “experiências significativas” – com historinhas e músicas, nas brincadeiras e durante as refeições –, tornando-as desde cedo protagonistas de suas aprendizagens.
Por tudo isso, o berçário pouco tem a ver com o trabalho de uma babá, mesmo quando o tratamento é bastante especializado, pois sabemos que uma babá não tem a base teórica necessária para que estimule a criança nas brincadeiras e na sociabilidade.
Outro aspecto a ser levado em consideração é o ambiente, que deve ser acolhedor. Porém, vale lembrar que nem sempre um visual atraente, com uma decoração bonita, diz muito sobre o berçário. “O mais importante é o processo, ou seja, como se desenrolará a relação com a criança e também com os pais.
Veja a seguir elementos essenciais de um bom berçário:
Espaços diversificados para a criança repousar, brincar, se alimentar e ter contato com outras crianças. A idéia de confinamento e tranqüilidade absoluta é ultrapassada. Apenas o local de repouso deve ser resguardado, na medida do possível, para que a criança possa descansar com sossego. O refeitório deve ser separado e muito bem limpo. Além disso, um pátio onde as crianças possam brincar ao ar livre é bem-vindo.
Brinquedos adequados para a faixa etária.
Socialização. O bebê aprende quando interage com adultos e outras crianças de sua idade e mais velhas.
Educadores preparados, com formação específica para a faixa etária, que conversem com as crianças, interajam com elas e saibam, também, realizar os cuidados básicos com higiene e alimentação. É recomendado que o professor chame cada criança pelo nome desde cedo, para que se crie a noção de indivíduo.
Ambiente arejado e seguro. O ideal é que haja iluminação natural e decoração atraente, mas que não chegue a ser poluída. Um ambiente bonito é mais acolhedor e estimulante. No chão, barras próximas às paredes, almofadas e rolos ajudam as crianças a se movimentarem. Tomadas e fios elétricos devem ficar fora do alcance dos pequenos. A presença de espelhos é importante para a construção da identidade. Cuidados com a higienização de todas as áreas são fundamentais.
Bom relacionamento com os pais. Deve haver um canal aberto de comunicação entre pais e educadores, que podem compartilhar experiências sobre a criança. Quanto mais a criança for conhecida pelos dois lados envolvidos, melhor.

Comentários

  1. Boa Tarde!
    Sou professora de educação infantil em uma escola municipal de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Fiquei encantada com o blog de vocês! Nossa escola possui um blog também, mas as postagens são feitas por várias professoras, então acaba ficando meio desorganizado.
    Parabéns pelo belíssimo trabalho!!!
    Carolini

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