Ambiente do berçário
Bebês não têm autonomia e precisam de cuidados constantes, certo? Errado.
Essa visão de que a criança de 0 a 2 anos é um ser passivo, ainda não preparado para a aprendizagem, é coisa do passado. Para nós da LETRA VIVA o cuidar e o educar são indissociáveis. O cuidado físico está inserido em um contexto. E o berçário tem que cumprir também o papel educacional.
Ou seja, não basta trocar, dar banho e colocar para dormir. A educadora do berçário (sim, educadora, deve ser preparada para lidar com crianças da faixa etária, promovendo as chamadas “experiências significativas” – com historinhas e músicas, nas brincadeiras e durante as refeições –, tornando-as desde cedo protagonistas de suas aprendizagens.
Por tudo isso, o berçário pouco tem a ver com o trabalho de uma babá, mesmo quando o tratamento é bastante especializado, pois sabemos que uma babá não tem a base teórica necessária para que estimule a criança nas brincadeiras e na sociabilidade.
Outro aspecto a ser levado em consideração é o ambiente, que deve ser acolhedor. Porém, vale lembrar que nem sempre um visual atraente, com uma decoração bonita, diz muito sobre o berçário. “O mais importante é o processo, ou seja, como se desenrolará a relação com a criança e também com os pais.
Veja a seguir elementos essenciais de um bom berçário:
Espaços diversificados para a criança repousar, brincar, se alimentar e ter contato com outras crianças. A idéia de confinamento e tranqüilidade absoluta é ultrapassada. Apenas o local de repouso deve ser resguardado, na medida do possível, para que a criança possa descansar com sossego. O refeitório deve ser separado e muito bem limpo. Além disso, um pátio onde as crianças possam brincar ao ar livre é bem-vindo.
Brinquedos adequados para a faixa etária.
Socialização. O bebê aprende quando interage com adultos e outras crianças de sua idade e mais velhas.
Educadores preparados, com formação específica para a faixa etária, que conversem com as crianças, interajam com elas e saibam, também, realizar os cuidados básicos com higiene e alimentação. É recomendado que o professor chame cada criança pelo nome desde cedo, para que se crie a noção de indivíduo.
Ambiente arejado e seguro. O ideal é que haja iluminação natural e decoração atraente, mas que não chegue a ser poluída. Um ambiente bonito é mais acolhedor e estimulante. No chão, barras próximas às paredes, almofadas e rolos ajudam as crianças a se movimentarem. Tomadas e fios elétricos devem ficar fora do alcance dos pequenos. A presença de espelhos é importante para a construção da identidade. Cuidados com a higienização de todas as áreas são fundamentais.
Bom relacionamento com os pais. Deve haver um canal aberto de comunicação entre pais e educadores, que podem compartilhar experiências sobre a criança. Quanto mais a criança for conhecida pelos dois lados envolvidos, melhor.
Boa Tarde!
ResponderExcluirSou professora de educação infantil em uma escola municipal de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Fiquei encantada com o blog de vocês! Nossa escola possui um blog também, mas as postagens são feitas por várias professoras, então acaba ficando meio desorganizado.
Parabéns pelo belíssimo trabalho!!!
Carolini