Rotinas diárias da educação infantil e ensino fundamental

O que norteia a rotina diária de todas os grupos é a prática pedagógica adotada. Cada elemento da rotina pretende proporcionar à criança um tipo diferente de experiência, alternando atividades calmas e agitadas, individuais e grupais e através do rodízio dos vários espaços da creche/escola.
Estes são os elementos principais de nossa rotina:
Chamadinha / Rodinha:
Atividade que inicia a escolaridade. As crianças sentam-se em roda no chão e participam do momento da chamadinha, onde marcam sua presença, percebem as ausências, sempre com brincadeiras diversificadas com o apoio dos cartões da chamada, onde são escritos os nomes e dependendo do grupo contendo a foto da criança.
Após este momento, as crianças são estimuladas a falar sobre suas experiências fora da creche/escola e sobre o que pensam e desejam fazer. Algumas crianças trazem objetos pessoais, muitas vezes representando ainda um vínculo com o ambiente familiar e, nesta hora, são orientadas a apresentá-los aos amigos, falando sobre eles.
A professora aproveita para conversar sobre algum assunto importante, propor novos projetos, etc.
Atividade em Sala (pequenos grupos ou individual):
As crianças trabalham geralmente numa atividade de escolha livre ou escolhida e organizada pelo educador. Participam e falam da experiência realizada, respondem às questões formuladas, sempre atendendo aos objetivos planejados.
Tempo da Arrumação:
As crianças se reúnem, ordenam e arrumam os materiais que usaram durante o trabalho.
Atividades livres e dirigidas no Pátio:
Intensa atividade física, com uma volta à calma, antes de retornar à sala.
Atividades de Trabalho em grandes Grupos:
Em grupo, as crianças trocam idéias, cantam, tocam instrumentos, realizam jogos, escutam e constróem histórias coletivas, interpretam e discutem acontecimentos especiais e significativos que já passaram ou que se aproximam (datas importantes / festas / passeios / etc.).
Neste momento também podem estar planejando, desenvolvendo, registrando ou avaliando projetos de descobertas sócio-científicas.
Os temas destas conversas em grupo são sempre significativos para as crianças e planejados pelo educador, visando atingir os objetivos que norteiam o trabalho com o grupo.
Síntese e Avaliação:
Revisão e reflexão das atividades desenvolvidas durante o dia, com o objetivo de relembrar, apreciar e de avaliar e a partir disto, participar do planejamento do próximo dia.

Comentários

  1. boa noite , tenho uma duvida quanto a chamadinha, trabalho no berçario 2 com cças de 2 anos , qua a melhor forma de escrever o nome dessas cças, ex letra bastão sendo a primeira letra do nome maior que as outras esta correto ? ex: NATAN , o primeiro N em destaque .
    ou todas escritas do mesmo tamanho ?

    Grata

    fico no aguardo de uma resposta

    Ivaneide

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas